Dois Papas e uma Interpretação

Artigos/AutoraisCinema: Oscar 2020 – Dois Papas (2019) | CinemaSéries & TV

Voltando a programação do Oscar 2020. Hoje falo do filme Dois Papas, dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles (Cidade de Deus, 2002). E assim como nos artigos anteriores, não farei uma crítica e sim sobre seus atores. Ambos consagrados e ainda mais por parte de Anthony Hopkins que é um dos grandes atores que temos no mundo.

Tony, como gosta de ser chamado e conhecido por interpretar o assassino canibal Hannibal Lecter na trilogia de filmes O Silêncio dos Inocentes, Hannibal e Dragão Vermelho. Mas que veio mudando os rumos de trabalho com o passar dos tempos, como tendo feito Odin no filme Thor da Marvel e até mesmo a série Westworld da HBO. Mas o que há no ator, que faz dele tão consagrado assim? — Sua interpretação que é uma aula para qualquer ator, algo que visto normalmente por alguém, possa passar batido mas que faz total diferença no resultado final.

Antes de mais nada é sabido dizer que Anthony Hopkins é um ator do Método Stanislavski; Que consiste numa série de procedimentos de interpretação do ator desenvolvido na arte dramática pelo teatrólogo, diretor e ator russo, Constantin Stanislavski, no final do século XIX e começo do XX.

Utilizando-se dessa técnica, Hopkins utiliza dela o que chamamos no teatro de Fé Cênica que segundo Constantin Stanislavski, que cunhou o termo, é a capacidade do ator de acreditar tanto na ficção que chega ao ponto de convencer a plateia de que aquele universo ficcional é uma realidade para a personagem. Imprimindo gestos e movimentos ao texto memorizado, o ator torna verosímil sua interpretação.

Análise feita pelo Nerd Writer, podemos ver todas essas nuances interpretativas que levam o público mesmo que inconscientemente a acreditar na atuação do Anthony Hopkins.

Há legendas em Português, só acioná-las nas configurações do próprio Vídeo.

Diferentemente de muitos métodos de atuação, esse em questão é o mais utilizado pela maiorias dos atores. É a base para o estudo de qualquer um que queira ingressar nessa área, obviamente é onde podemos encontrar as grandes atuações.

Tirando por exemplo do próprio vídeo do Nerd Writer, temos esse dialogo do próprio personagem. Aliás os diálogos dessa série como um todo é o ponto principal, e apesar de existir ação, ainda assim é um seriado que demando muito o trabalho de ator.

Mas voltemos para o dialogo em questão. A primeira parte grifada em verde, é mais acelerada, o personagem quer denotar algo dentro do próprio parque com relação aos clientes que nele investem, então ele é capaz e modular o ritmo do dialogo para dar peso e entonação ao que é dito.

Eu vi muitos como você, vem e vão ao longo dos anos“. Como se parte da próxima frase pertencesse a primeira… Até uma pausa em “quais” desenhando a palavra “Gostam“… E logo volta a acelerar quase tropeçando as palavras, até o tom final unido com contato visual; E desacelera para funcionar como uma acusação.

Existem muitos métodos com os quais um ator pode trabalhar. Em meus tempos como interprete, estudei três tipos, sendo eles: Método Stanislavski, O Método de Brecht¹ e o Teatro Pós-Dramático². Dentre eles o que mais me familiarizo é de fato o primeiro e mais utilizado, sendo que nas outras não há tanta agilidade em querer decorar o texto sendo na última, importante que o ator mantenha-o sem estar decorado, para se ter mais facilidade de manter o ator e o personagem lado a lado na interpretação.

Mas parafraseando um dos meus mestres na arte da atuação: “O texto na mão de um ator é como uma arma“. Nessa frase é importante sim ler suas falas, grifar e fazer pausas para se manter o texto fluído, mas também é bom decorá-lo para na hora dos ensaios te-lo na ponta da língua, deixando-o fluído para conseguir ter Fé Cênica.

Acho deveras importante os teatros como forma de crítica. É bom levar a discussão de variados temas para o público pensar um pouco, porém, sou uma pessoa que gosta da válvula de escape. E usar o Método Stanislavski é ainda a melhor forma de se fazer entretenimento e sendo importante para o ator. Apesar de não concorrer ao Oscar por melhor ator, sendo essa a indicação para Jonathan Pryce, igualmente bom e que utiliza a mesma técnica.

Tudo isso, mas exemplificar como é a forma de interpretação de Anthony Hopkins em Dois Papas. O filme está disponível na Netflix para você acompanhar quando quiser. na história, O cardeal argentino Jorge Bergoglio (Jonathan Pryce) está decidido a pedir sua aposentadoria, devido a divergências sobre a forma como o papa Bento XVI (Anthony Hopkins) tem conduzido a Igreja. Com a passagem já comprada para Roma, ele é surpreendido com o convite do próprio papa para visitá-lo.

Apêndice

¹ O Método de Brecht

Que consiste na necessidade maior daqueles que assistem um espetáculo, é absorver a mensagem emitida pelos artistas e não confundir a ficção com a realidade. Para conseguir que o público absorva a mensagem do espetáculo, não se iludindo com a realidade do contexto, Brecht propôs o afastamento do público em relação ao que ocorre no palco. Esse afastamento não se realiza fisicamente e sim emocionalmente, de forma que o espectador não deve envolver-se com o espetáculo, e sim, manter a imparcialidade e a postura crítica diante dos acontecimentos expostos no palco.

² O Teatro Pós-Dramático

Uma característica importante do teatro pós-dramático é a consciência do fato de
que o ato teatral se configura enquanto acontecimento, ou seja, a estética pós-dramática
se apropria da situação teatral. A situação teatral, o fato do momento artístico se
constituir durante a imediata presença entre artistas e seu respectivo público, é dessa
forma explorado de modo consciente pelos artistas contemporâneos. Já não se busca
mais, como era o caso do drama burguês, criar uma atmosfera de ilusão, onde o palco
pretende ser o mundo e a encenação um recorte da vida real que se encontra além das
paredes do edifício teatral. Para Hans Thies-Lehmann “teatro significa tempo de vida
em comum que atores e espectadores passam juntos no ar que respiram juntos daquele espaço em que a peça teatral e os espectadores se encontram frente a frente”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s